Vai ter churrasco vegano sim!

Recentemente encasquetei que teríamos que ter uma daquelas churrasqueiras portáteis para às vezes defumar o ar dos finais de semana ensolarados que acontecem várias vezes por ano aqui em Niterói. Afinal, chega a ser um desperdício morar em casa com quintal e não usufruir do benefício de poder fazer um churrasquinho esperto de vez em quando.

Um pecado não aproveitar isso.

Eu gosto de todo o ritual do churrasco: a compra do carvão, o planejamento dos acompanhamentos, colocar a bebida pra gelar e, finalmente, ver os legumes tostando e defumando na grelha. Tudo, claro, acompanhado de uma boa playlist de música brasileira.

Fizemos um churrasco de legumes na mesma semana em que adquirimos a churrasqueira, depois fizemos outro para receber duas amigas aqui em casa e recentemente preparamos um especial para minha mãe, que passava uns dias conosco.

Num deles, aproveitamos a receita da maionese de inhame que já utilizamos neste post aqui para fazer uma versão bem mais saudável daquele clássico pãozinho de alho na brasa.

Quanto aos legumes, o truque é besuntá-los em bastante azeite, de preferência aromatizado com ervas frescas e especiarias para dar sabor e também não ressecar o vegetal. Utilizamos palmito pupunha fresco com bastante azeite e alho, shitake, abobrinha, berinjela, quiabo, batata-doce, batata inglesa, cebola, brócolis e couve-flor e as opções não acabam por aqui.

Shitake e palmito pupunha dois segundos antes de serem devorados.

Um truque é cozinhar os legumes previamente até o ponto al dente para evitar que ressequem, ou, no outro extremo, desmanchem na grelha.

Usamos um molho agridoce delicioso para besuntar a couve-flor antes de deixá-la dourando na brasa. A receita do molho vai aqui:

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de melado

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

2 colheres (sopa) de shoyo

1 colher (chá) de páprica defumada

Sal e pimenta do reino a gosto

Como fazer:

  1. Misture bem todos os ingredientes.

Aí é só mandar descer aquela cerveja gelada, pedir pra Alcione cantar bem alto e ser feliz sem causar sofrimento a nenhum bichinho <3.

Adonis Carvalho

Escrevo uns rabiscos desde que me lancei na aventura de procurar me entender neste mundo, prática que me fez sobreviver aos intervalos tediosos das aulas de Cálculo na Faculdade de Engenharia. Vi toda minha vida se transformar desde que decidi dar o primeiro tímido passo rumo a uma dieta alimentar saudável. Meu interesse pela culinária natural é uma reação aos sustos que tomava quando passei a ler com atenção os rótulos dos ultra processados multicoloridos dos supermercados. Acredito na força e na beleza da vida e amo profunda e verdadeiramente este planeta Terra.

Um comentário em “Vai ter churrasco vegano sim!

  • 7 de outubro de 2018 em 15:10
    Permalink

    Tenho lido tantos postos relativa os amantes ⅾo blogger no entanto iѕto
    artigo é realmente սm boa artigo , mantê-ⅼo.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: