Preparando a casa para o inverno

Morar num país tropical e tão grande quanto o Brasil tem as suas peculiaridades, não é mesmo? Principalmente quando nos referimos ao inverno. Se no norte e nordeste, praticamente não há variação na temperatura, no sul pode até nevar, enquanto no sudeste e centro-oeste pode fazer frio e calor no mesmo dia. Como aqui, no estado do Rio de Janeiro, ontem fui à praia (com direito a mergulho no mar) e hoje estou escrevendo este texto enfiado em um casaco quentinho.

Para driblar essas mudanças repentinas de temperatura, existem alguns truques que a gente pode usar na decoração da casa, que nos ajudarão a tornar esse clima mais agradável, tanto para quem prefere o frio, quanto para quem prefere o calor. Veja quais dessas dicas dá para aplicar aí na sua região.

Espalhe mantas pela casa, incorpore-as na decoração, deixando-as em lugares estratégicos nos cômodos em que você fica mais tempo, como sala de estar, quarto e até home-office. Escolha cores e estampas que harmonizem com a decoração e deixe-as sobre o encosto ou braço do sofá e poltronas; sobre a cama, valorizando a arrumação junto com lençóis e colcha; ou ficam muito charmosas enroladas dentro de cestos no chão. Quando der uma esfriada, basta pegar uma, se enrolar e se aquecer.

Fonte da Imagem

As almofadas também podem trazer mais calor e aconchego no inverno. Como não são itens tão caros, dá pra trocar algumas capas, durante os meses mais frios, por outras mais felpudas, de diferentes texturas. Claro que suas estampas e cores devem estar em harmonia com a decoração. Também podem ser colocadas sobre sofás, poltronas, bancos e camas, ou mesmo amontoadas sobre os tapetes.

Fonte da imagem

Já que falamos em tapetes, eles também são importantes para trazer calor aos ambientes, principalmente nos quartos e banheiros, onde se costuma andar descalç@. Se não for possível trocar os tapetes apenas nas épocas mais frias, reposicione os que você já tem, levando os mais felpudos para as áreas que precisam de calor. No caso das cortinas, durante o inverno, podem ser colocados forros mais grossos, que impedirão a entrada do frio.

Ter um elemento próximo à porta de entrada no qual se possa pendurar os casacos traz muita praticidade ao dia-a-dia. Pode ser um cabideiro, um mancebo, ou simplesmente ganchos fixados na parede. Neles também se pode pendurar guarda-chuvas, já que em algumas regiões chove mais nesse período. Estando bem ali no lado da porta, você não vai se esquecer de levá-los consigo quando sair.

Fonte da imagem

Para dar uma sensação visual mais quente, alguns elementos podem ser acrescentados à decoração, como velas, peças de madeira e cores terrosas. Uma iluminação feita com lâmpadas amarelas também traz aconchego aos ambientes e completa a sensação de calor.

Fonte da imagem

Se você gosta do frio, essas dicas vão te ajudar a desfrutar o melhor desse tempinho gostoso, que dura tão pouco por aqui. Esses dias frios são ótimos para fazer essa receita de creme de abóbora! Mas se você odeia o inverno, elas vão te ajudar a sofrer menos com o frio, trazendo mais calor para dentro de casa até chegar o verão. Olha que legal esse texto  sobre o inverno. Aproveite todas as estações e seja feliz!

Thi Garcia

Sou fascinado pela beleza do nosso Planeta, doido por experimentar e descobrir todas as cores, aromas e sabores que a Natureza guarda. Vejo o mundo como uma criança que nada entende, mas tudo quer aprender. Através das mãos, dou vazão à criatividade que batuca na minha cabeça, desenhando, pintando, costurando, cozinhando ou construindo.A ideia de parar de comer carne foi a primeira tesourada para cortar as amarras de todos os paradigmas que me impedem de alçar voo neste Universo, compreendê-lo e tomar consciência do meu papel como parte Dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *