Macramê: se amarre nessa ideia!
Provavelmente você já ouviu falar de macramê, mas talvez não saiba exatamente o que é. Há algum tempo essa tendência reapareceu e está se espalhando com cada vez mais força na decoração. As possibilidades são inúmeras e seu uso indispensável para quem busca um design de interiores em estilo boho ou mais ligado ao artesanal e regional. Ah, também é o queridinho de quem curte o “faça você mesmo“.

As três peças da foto principal – a capa de almofada, a fruteira e o abajur -foram feitas por mim usando a técnica do Macramê, que consiste em dar nós em qualquer tipo de fio ou corda. Ela é usada desde a antiguidade e, de tempos em tempos, volta a bombar na decoração. Como não requer nenhum tipo de ferramenta (além de tesoura para cortar os fios, caso seja necessário), pois todo o trabalho é feito apenas com as mãos, se tornou popular entre as pessoas que gostam de trabalhos manuais, seja para vender, para uso próprio ou até como forma de terapia. Para quem quiser se aventurar no mundo do macramê, existem muitos tutoriais na internet ensinando a fazer.
Onde usar o macramê?

O limite de onde usar o macramê é a criatividade. Seu uso vai desde os mais populares como pulseiras e suportes para plantas, passando por almofadas, acabamento de toalhas e panos de prato, cortinas, luminárias, balanços, roupas e até berços. Saber alguns poucos nós básicos já torna possível criar peças lindas, de muito bom gosto e que harmonizam com diversos estilos de decoração.
Qual o material necessário?
Como eu disse acima, tudo é feito com as mãos, algum tipo de fio ou corda e uma tesoura, caso seja necessário cortar os fios. Neste quesito, a criatividade também é quem vai delimitar as possibilidades. Podem ser usada cordas de sisal ou outros materiais, cordas de nylon, fitas, fios de malha, barbantes… Há quem utilize até cabos eletrônicos. A espessura vai depender da peça que você quer fazer e do efeito desejado. Lembrando que sempre é melhor para a saúde do nosso planeta usar materiais naturais ou reciclados. Recomendo o fio de malha, pois é um material de variadas cores, ótimo para criar diversas peças e, além de normalmente ser de algodão, um material natural, o fio é feito a partir das sobras da indústria têxtil, ou seja, reaproveitamento de algo que iria para o lixo.
Confira abaixo mais imagens de algumas possibilidades de peças feitas com macramê.







