Luz natural – Deixe o Sol invadir sua casa! (Mas tome alguns cuidados)

A arquitetura contemporânea valoriza muito o aproveitamento total dos espaços e dos recursos naturais, tornando as construções mais eficientes e sustentáveis. Parte importante desse conceito é a máxima utilização da luz sol, que traz sensação de frescor e amplitude aos ambientes, além de economia na conta de energia. Porém, é preciso tomar alguns cuidados para aproveitar plenamente essa maravilha natural.

Se a luz do sol entra diretamente por uma porta ou janela, nem tudo deve ser banhado por essa luz. Tecidos, quadros, a pintura da parede ou outros materiais que tenham uma cor mais acentuada podem perder suas cores com a iluminação direta ao longo do tempo. Para não ter esse problema, use materiais que não desbotam, com cores de tons pastel (já mais claras) ou proteja de alguma forma esses objetos.

Fonte da imagem:
https://www.casadevalentina.com.br/blog/open-house-kiolo-1a-parte/

As plantas não só adoram a luz do sol, como necessitam dela para viver (assim como nós humanos), mas muitas não suportam ficar expostas diretamente ao sol. Pesquise sobre cada espécie de planta que você tiver em casa para saber se ela gosta de sol pleno, meia sombra ou apenas luz indireta. Então as posicione de acordo com a preferência de cada uma.

Nem sempre a luz é bem-vinda. Há aqueles momentos, durante o dia, em que você quer tirar uma soneca e descansar ou assistir um filme no escurinho. Caso suas portas e janelas sejam de vidro transparente, cortinas ou persianas com “blackout” resolvem totalmente esse problema. Se você quiser um controle gradual da entrada de luz no ambiente, tenha cortinas feitas de material leve que filtra apenas parte da luz, (o que traz muito aconchego ao ambiente) e instale separadamente a cortina blackout para ser usada quando se deseja a escuridão total. As cortinas leves servem também para filtrar o calor excessivo causado pela luz solar, use-a principalmente quando o ar condicionado estiver ligado, evitando um consumo ainda maior de energia elétrica.

Essa é a minha bancada de trabalho, que recebe muita luz natural durante todo o dia.

Existem alguns truques para aproveitar melhor a luz natural dentro de um ambiente. Um deles é pintar as paredes com cores claras, pois elas refletem a luz, ampliando ainda mais a claridade, enquanto as cores escuras absorvem a luz. Janelas e portas de vidro transparente permitem a entrada de muito mais luz natural nos ambientes. Espelhos e objetos de materiais claros e que refletem a luz também ajudam a melhorar o uso da iluminação natural. Um estilo de decoração mais clean, sem móveis e objetos demais no ambiente, completa a sensação de luminosidade e amplitude.

Além da economia de energia elétrica, a luz natural torna os ambientes mais agradáveis e interfere até mesmo na nossa disposição. Um recurso natural tão abundante em nosso país não pode ser ignorado. Seu uso faz bem pro bolso, pras pessoas e pro meio-ambiente. Deixe o sol entrar na sua casa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *