Jardim dentro de casa
Como uma reação à vida rodeada de concreto nos grandes centros urbanos, surgiu uma tendência de decoração chamada “Urban jungle”. A ideia é essa mesmo, trazer a floresta para dentro das casas e apartamentos, aproveitando seus benefícios para a saúde e proporcionando descanso para a mente e a alegria para os olhos.

As plantas podem estar em todos os cômodos: sala, quartos, cozinha, banheiro, lavabo, escritório… Não há lugar que não se beneficie com um pouco de verde. É verdade que não é tão fácil. Plantas são seres vivos que têm necessidades específicas e precisam de cuidado. Como a maioria das pessoas não tem grandes experiências com jardinagem e horticultura, esse projeto passa por um processo de tentativas que envolve acertos e erros. E tudo bem que seja assim, já que ter plantas dentro de casa envolve o nosso gosto, as condições climáticas do ambiente e como as plantas escolhidas reagem a essas condições. Quando necessário, peça ajuda a um ou uma profissional da área ou pesquise na internet.

Há plantas que gostam de muito sol (geralmente as mais floridas), outras ficam melhor à meia-sombra e outras não podem ter contato diretamente com a luz solar. Portanto, o primeiro passo para se criar um jardim particular é escolher o local e analisar a quantidade de luz que ele recebe. Para algumas plantas, a incidência de vento também é relevante.
Alguns vasos com ervas aromáticas farão muito sucesso na sua cozinha, mesmo que estejam em outro lugar da casa onde possam receber a quantidade adequada de sol. Poucas plantas se adaptam em banheiros e lavabos, onde normalmente há muita umidade e pouca luz. Para esses ambientes, as mais adequadas são espada-de-são-jorge, lírio da paz e dinheiro em penca. Calateias, comigo-ninguém-pode e samambaias são ideais para ambientes internos.

De acordo com o local, pode-se ter uma ideia dos tipos de plantas que farão a composição. Podem ser pendentes, altas, baixas, rasteiras, pequenas, grandes ou uma mistura de todas elas. Isso também vai depender de como o jardim será estruturado. Serão plantadas em vasos grandes, pequenos ou floreiras? Quem sabe um jardim vertical? Um item de decoração lindo que está sendo muito usado é um suporte em macramê, que você pode fazer em casa com fio de malha. Clique aqui e aprenda como fazer.

Existem plantas preferíveis para cada situação. Mas tenha em mente que, se o jardim for num lugar com pouca incidência solar, como costuma acontecer dentro de casa, não espere por muitas flores e sim uma composição de folhagens. Pense em criar diferentes alturas a partir do tamanho das plantas, do tamanho dos vasos, ou mesmo apoiando alguns sobre estantes ou bancos. Para espaços pequenos, pode-se criar um terrário ou um centro de mesa. As suculentas estão super em alta! As plantas também podem aparecer na estampa da roupa de cama, em quadros e almofadas.

Além do tamanho dos vasos, pense também em formas e cores para criar uma harmonia. O toque final pode ser dado por acessórios, como esculturas entre os vasos e uma iluminação direcionada às folhagens dará um charme especial à noite. Por fim, se informe sobre a quantidade de água que cada planta gosta e a frequência das regas, podas e adubação.
Além de trazer beleza, tranquilidade e renovar o ar, é fascinante acompanhar o crescimento das plantas e ver como elas vão se adaptando ao ambiente. Essa é uma tendência que deve ficar e tomar conta de todas as casas e apartamentos.
Thi Garcia
Sou fascinado pela beleza do nosso Planeta, doido por experimentar e descobrir todas as cores, aromas e sabores que a Natureza guarda. Vejo o mundo como uma criança que nada entende, mas tudo quer aprender. Através das mãos, dou vazão à criatividade que batuca na minha cabeça, desenhando, pintando, costurando, cozinhando ou construindo.A ideia de parar de comer carne foi a primeira tesourada para cortar as amarras de todos os paradigmas que me impedem de alçar voo neste Universo, compreendê-lo e tomar consciência do meu papel como parte Dele.
Pingback: Suculentas - Tem como não amar? - BROTO DESIGN
Pingback: Decoração Afetiva - Memórias e Sensações -
Nossa que post incrível, muito obrigado pelas dicas exclarecedoras, o site tem me ajudado muito com essas dicas. Tchau