Hambúrguer de grão de bico com molho especial de coentro

Lembro bem de uma fase da minha adolescência em que o clímax das tardes era comer hambúrguer assistindo à novelinha Malhação com minha irmã e uma prima. O hambúrguer era de carne e ultra processado, duas coisas que eliminei da minha vida com boa dose de satisfação.

A indústria da carne, além de infligir uma vida de dor e sofrimento aos animais para consumo exagerado por humanos, se mostra altamente ineficiente do ponto de vista ecológico, ou seja, se compararmos os recursos naturais que essa indústria demanda e polui à quantidade de calorias que efetivamente ela gera para alimentação humana, veremos que não temos feito um bom negócio. Sem falar na quantidade de gordura saturada, colesterol, hormônios e aditivos sintéticos que são adicionados para que essas carnes virem produtos coloridos nos freezers dos supermercados. Falando nisso, quem lembra deste escândalo?

Acho válido e necessário que a gente, como espécie humana, comece logo a pensar em alternativas aos padrões de vida que construímos no século XX e que continuam a ser reproduzidos e escalados. Se cada um fizer um pouquinho, reduzindo ou eliminando o consumo de carne, estabelecendo parâmetros de consumo consciente e honrando este Planeta incrível, nossos descendentes ainda poderão ter a chance de ver e viver as maravilhas da Mãe Natureza.

Uma boa alternativa ao hambúrguer ultra processado dos mercados é um delicioso feito de grão de bico com molho especial de coentro. E não é auto promoção enganosa, não! É bom mesmo. Assiste ao vídeo e faz em casa!

Molho especial de coentro:

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de inhame cru cortado em cubos

½ xícara (chá) de coentro picado

Suco de 1 limão

3 dentes de alho

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

Sal e pimenta a gosto

Como fazer:

  1. Adicione todos os ingredientes a um liquidificador ou processador de alimentos
  2. Misture bem até virar um creme.

Hambúrguer de grão de bico:

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de grão de bico demolhado cru

½ cebola

2 dentes de alho

Suco de 1 limão

1 punhado de hortelã fresca

2 colheres de sopa de azeite de oliva

Cominho (opcional)

Sal e pimenta a gosto

Como fazer:

  1. Adicione todos os ingredientes a um liquidificador ou processador de alimentos
  2. Misture bem até obter uma massa moldável
  3. Molde os hambúrgueres com as mãos ou com algum modelador específico, caso você tenha em casa
  4. Passe cada lado do hambúrguer em frigideira quente com um fio de azeite ou outro óleo vegetal até dourar.

As quantidades desta receita renderam 12 hambúrgueres. Se você for reproduzi-la em casa, este número pode ter alguma variação em função do tamanho e da espessura que você deseja. Gastamos aproximadamente R$ 8 para fazê-los, o que resulta em aproximadamente R$ 0,70 por hambúrguer.

E aí, bora fazer? Curte, comenta e compartilha este post pra gente continuar a prosa.

Texto: Adonis Carvalho

Vídeo: Thi Garcia

Escrevo uns rabiscos desde que me lancei na aventura de procurar me entender neste mundo, prática que me fez sobreviver aos intervalos tediosos das aulas de Cálculo na Faculdade de Engenharia. Vi toda minha vida se transformar desde que decidi dar o primeiro tímido passo rumo a uma dieta alimentar saudável. Meu interesse pela culinária natural é uma reação aos sustos que tomava quando passei a ler com atenção os rótulos dos ultra processados multicoloridos dos supermercados. Acredito na força e na beleza da vida e amo profunda e verdadeiramente este planeta Terra.

Sou fascinado pela beleza do nosso Planeta, doido por experimentar e descobrir todas as cores, aromas e sabores que a Natureza guarda. Vejo o mundo como uma criança que nada entende, mas tudo quer aprender. Através das mãos, dou vazão à criatividade que batuca na minha cabeça, desenhando, pintando, costurando, cozinhando ou construindo.A ideia de parar de comer carne foi a primeira tesourada para cortar as amarras de todos os paradigmas que me impedem de alçar voo neste Universo, compreendê-lo e tomar consciência do meu papel como parte Dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: