É possível fazer uma festa sustentável!

Hoje vamos deixar a decoração de casa um pouco de lado e falar sobre a decoração de festas. Vocês já repararam na quantidade de lixo gerado em algumas horas de festa, mesmo com poucos convidados? É um impacto ambiental enorme! Todos e todas devem assumir sua responsabilidade para com este mundo e comprometer-se com a sustentabilidade é muito importante para o futuro do nosso planeta. Isso exige que quebremos paradigmas, pensemos “fora da caixa” e não sigamos o fluxo junto com todas as outras pessoas. Com um pouco de criatividade (e a ajuda da Internet), dá pra fazer uma festa linda e divertida, e sem prejudicar o meio-ambiente.

Numa festa, normalmente se decora a mesa principal, onde ficam comidas e doces (e o bolo, se for um aniversário); as mesas dos convidados e das convidadas; a parede atrás da mesa principal; e, dependendo do lugar e da festa, a entrada ou outro ponto que se queira chamar a atenção. Como quase tudo na vida, para um resultado de sucesso é preciso planejamento – pense no número de convidad@s, local, horário, cardápio, atividades, no que poderá fazer com as próprias mãos e quais serviços deverá contratar, e quanto você pretende gastar. Pense então num tema para a decoração.

Além de tentar gerar o mínimo de lixo possível, tenha em mente que o maior vilão das festas e que devemos evitar ao máximo são os descartáveis plásticos, que estão em praticamente tudo: copos, talheres, pratos, forminhas, embalagens, fitas, objetos de decoração, lembrancinhas, enfim… Há alternativas para tudo isso! Vamos a elas.

Fonte da imagem.

– Toalhas e guardanapos: substitua descartáveis por toalhas e guardanapos de tecido. Além de muito mais sofisticado, você pode escolher a cor ou estampa que mais combina com seu tema. Depois de lavados, podem ser usados novamente muitas vezes.

– Opte por pratos, copos e talheres reutilizáveis. Para facilitar, sirva alimentos que não exigem a troca constante desses utensílios.

– Aproveite os móveis que você já tem, como cadeiras, mesas, poltronas, bancos e aparadores.

– Para dispor os doces e comidas na mesa principal, utilize bandejas, pratos e cestas de materiais como cerâmica, vime, palha, metal ou madeira. Se for preciso, pinte ou encape-os para que entrem no tema.

– Caso seja necessário colocar os docinhos em forminhas, use as reutilizáveis ou, no máximo, as de papel, nunca de plástico descartável.

– A decoração, tanto da mesa principal quanto às de convidad@s, pode ser feita com vasos de plantas de diferentes cores, formas e tamanhos, porta-retratos com fotos, imagens ou mensagens, além de potes de vidro e castiçais com velas. Se for uma festa infantil, use os brinquedos da própria criança e customize vasinhos com cores e carinhas de personagens.

Fonte da imagem.

– Falando em vasinhos, eles são uma ótima ideia para lembrancinhas – podem ser de suculentas ou de mudinhas que ainda vão crescer – e eles ainda vão servir de decoração até serem distribuídos. Outra ideia de lembrança é reutilizar potes de vidro de conservas, cheios de docinhos ou customizados para servirem de copo na própria festa com canudos reutilizáveis.

Fonte da imagem.

– Para criar um fundo para a mesa principal, substitua os balões por lanternas de papel; utilize tecidos esticados ou drapeados e outros elementos que poderão ser reutilizados depois em vez de irem parar direto na lata do lixo no fim da festa.

Fonte da imagem.

– Para entreter as crianças, podem ser criadas brincadeiras a partir de materiais reaproveitados como pneus e caixotes. Outra atividade muito legal é criar brinquedos com embalagens vazias, rolos de papelão e tampinhas.

– Caso você não tenha quaisquer dos ítens acima, peça emprestado ou alugue. É muito mais barato e sustentável que comprar novo.

– Em vez de usar papel, envie um convite virtual por e-mail, Facebook ou WhatsApp.

– Opte por alimentos frescos, produzidos localmente e contrate os serviços de equipes que estão próximas a você. Saiba um pouco mais nesse texto sobre feiras. Veja algumas ideias de comidinhas aqui: sorvetes de frutas veganos e hambúrguer de grão-de-bico.

Essas atitudes simples podem diminuir muito o impacto que causamos no meio-ambiente. Além de inspirar seus convidados e convidadas e todos e todas se divertirem, você fará uma festa linda também para a Natureza e o Planeta!

Thi Garcia

Sou fascinado pela beleza do nosso Planeta, doido por experimentar e descobrir todas as cores, aromas e sabores que a Natureza guarda. Vejo o mundo como uma criança que nada entende, mas tudo quer aprender. Através das mãos, dou vazão à criatividade que batuca na minha cabeça, desenhando, pintando, costurando, cozinhando ou construindo.A ideia de parar de comer carne foi a primeira tesourada para cortar as amarras de todos os paradigmas que me impedem de alçar voo neste Universo, compreendê-lo e tomar consciência do meu papel como parte Dele.

2 comentários em “É possível fazer uma festa sustentável!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *