Decoração Feliz

Decoração Feliz

Falamos de decoração aqui na Broto, não para que você deixe sua casa simplesmente mais bonita, chique e de acordo com as últimas tendências da moda. Nossa intenção é que os ambientes onde vivemos sejam agradáveis e funcionais, pois entendemos que eles influem diretamente no nosso bem-estar. Sendo o local de trabalho, que seja prático, organizado, incentive a criatividade e inspire. Sendo nossa casa, que seja aconchegante, propício ao relaxamento, que acomode os seus itens de interesse e estimule a interação entre família e amigos. Neste texto daremos mais atenção ao lar.

Quem se interessa um pouco por decoração já deve ter ouvido falar do estilo escandinavo, que anda muito popular nos últimos anos, e tem como característica ser simples, elegante, moderno, despojado e que aprecia o conforto. Muito ligado a ele está o termo dinamarquês Hygge (lê-se rígue) que significa aconchego e caracteriza uma forma de viver. Pesquisas dizem que a Dinamarca é um dos países onde os habitantes são mais felizes na Terra. Então tá, né? O que será que faz os dinamarqueses serem tão felizes num país super frio e que recebe muito pouca luz durante grande parte do ano? Você deve estar pensando que é porque lá as pessoas têm mais dinheiro, educação e belas paisagens, mas acredito que é também porque eles valorizam muito o bem-estar.

Fonte da imagem

Na decoração Hygge, a iluminação é muito importante, especialmente a natural, assim como uma lareira, madeira e peles têm a função de trazer calor para dentro da casa. Só que estamos no Brasil, né? Um país quente – muito quente – e ensolarado (saudade do horário de verão). Então não rola usar aqui essa decoração que faz as pessoas felizes e estamos fadados à tristeza??? Ôxe! Claro que rola! Basta adaptarmos para a nossa realidade, seguindo estes cinco passos:

– Iluminação: Já que temos tanto sol, basta deixar sua luz entrar pelas janelas. Abra as cortinas! Paredes e móveis com cores neutras e claras ajudam a tornar os ambientes mais iluminados. Á noite, uma iluminação indireta com lâmpadas amarelas – de um abajur, por exemplo – deixa o ambiente muito mais acolhedor. E que tal jantar ou tomar um banho à luz de velas?

Fonte da imagem

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

– Texturas: Escolha revestimentos que sejam agradáveis ao toque, como madeira e tecidos macios, que também trazem conforto visual, especialmente quando combinados com plantas naturais, cerâmica, vidro e objetos feitos à mão. Em épocas frias, abuse das mantas para se esquentar, elas podem estar despojadamente jogadas sobre o sofá, e, durante o ano todo, se jogue em almofadas fofinhas de diferentes estampas e tecidos, que podem estar sobre camas, sofás, bancos, cadeiras e poltronas.

Fonte da imagem

– Aproveite o que te dá prazer: Ler um bom livro naquela poltrona que te acolhe; saborear um chá, café ou suco enquanto ouve suas músicas preferidas; ou até se sentar por um tempo e apenas observar o céu e pensar em todas as possibilidades maravilhosas que o mundo tem pra oferecer.

Fonte da imagem

– Conforto: Essa é a essência do estilo hygge – estar confortável e sentir-se bem. Então invista em uma poltrona que te acolha como um colo de mamãe, uma rede que te faça relaxar e esquecer da vida, um tapete gostoso pra deitar e rolar. Rs. Se está faltando grana pra isso (quem nunca?), você pode reformar um móvel velho ou fazer algo você mesmo, a internet está cheia de tutoriais muito bacanas sobre como fazer artigos de forma barata e fácil.

Fonte da imagem

– Receba seus amigos: É tão bom preparar um jantar para as pessoas amadas, conversar sobre assuntos interessantes, ver um filme juntos, passear e admirar o por-do-sol, lembrar de momentos gostosos passados juntos ou compartilhar os planos futuros. Conhecer pessoas novas também é super indicado. Amizade nunca é demais e trazem novas experiências, histórias e pontos de vista.

Hygge vai muito além da decoração, mas está extremamente ligada a ela. Afinal, o lugar onde mais devemos nos sentir bem é a nossa casa, e, independentemente do estilo, ela deve ter a sua cara e os objetos que você gosta, facilitar as práticas que te dão prazer e estar sempre pronta para receber as pessoas que amamos. Isso sim é decoração feliz.

Thi Garcia

Sou fascinado pela beleza do nosso Planeta, doido por experimentar e descobrir todas as cores, aromas e sabores que a Natureza guarda. Vejo o mundo como uma criança que nada entende, mas tudo quer aprender. Através das mãos, dou vazão à criatividade que batuca na minha cabeça, desenhando, pintando, costurando, cozinhando ou construindo.A ideia de parar de comer carne foi a primeira tesourada para cortar as amarras de todos os paradigmas que me impedem de alçar voo neste Universo, compreendê-lo e tomar consciência do meu papel como parte Dele.


Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: