Chocolate quente cremoso e sem lactose
Não é porque a gente resolveu deixar os bichinhos em paz e se alimentar só do que brota da terra que a gente deve se privar dos pequenos e grandes prazeres sensoriais dessa existência, não é mesmo? Um deles é beber uma farta e aromática xícara de chocolate quente no fim de uma tarde chuvosa ou assistindo a um bom filme.
Como nós já abordamos neste post sobre leites vegetais, há várias alternativas ao leite de outros animais (aveia, inhame, arroz, coco, castanhas em geral etc.). Este assunto tem tido cada vez mais relevância e abrangência, seja porque o número de adeptos do veganismo tem aumentado ou porque mais e mais pessoas tem descoberto algum nível da má influência da lactose em sua saúde.
Como nem sempre os leites vegetais do mercado são financeiramente acessíveis (em português claro: alguns deles custam uma córnea), deixamos aqui uma receita rápida, beeem mais em conta pro bolso e, o mais importante, muito muito saborosa. Anota aí!
CHOCOLATE QUENTE SEM LACTOSE
Ingredientes:
1 xícara de amêndoas (já fizemos com amendoim torrado, que é mais barato, e ficou delicioso também)
3 xícaras de água
2 a 3 colheres (sopa) cacau em pó
4 colheres (sopa) de açúcar mascavo ou demerara, de preferência orgânico
Canela em pó (opcional)
Como fazer:
- Deixe as amêndoas de molho em água filtrada por pelo menos 6 horas em recipiente tampado
- Depois desse tempo, escorra a água, transfira as amêndoas para um liquidificador, adicione as 3 xícaras de água filtrada e bata bem
- Passe a mistura por uma peneira fina ou um voal (dica: você pode aproveitar o bagaço para fazer biscoitos ou bolos)
- Agora que você tem um legítimo e delicioso leite de amêndoas, leve-o ao fogo baixo e adicione o cacau em pó e o açúcar
- Misture bem e prove (com cuidado, para não queimar a língua), ajustando as quantidades de cacau e/ou açúcar a seu gosto
- Quando o leite começar a ferver, espere mais 1 minutinho e desligue o fogo. O seu chocolate quente está pronto. Se gostar, pode colocar uma pitadinha de canela por cima.
Essas quantidades de ingrediente renderam duas xícaras generosas, como a da foto deste post. E, olha, fica muuito melhor que do que aquele achocolatado megaprocessado e fajuto do mercado.
Gostou? Então compartilha pra aquele amigue que está precisando, por opção ou necessidade, de boas alternativas aos leites de animais. Ah! E comenta por aqui também ou nas nossas plataformas nas redes sociais (aqui e aqui) para continuarmos a prosa.
Adonis Carvalho
Escrevo uns rabiscos desde que me lancei na aventura de procurar me entender neste mundo, prática que me fez sobreviver aos intervalos tediosos das aulas de Cálculo na Faculdade de Engenharia. Vi toda minha vida se transformar desde que decidi dar o primeiro tímido passo rumo a uma dieta alimentar saudável. Meu interesse pela culinária natural é uma reação aos sustos que tomava quando passei a ler com atenção os rótulos dos ultra processados multicoloridos dos supermercados. Acredito na força e na beleza da vida e amo profunda e verdadeiramente este planeta Terra.