Brinquedos, decoração e atividades artesanais nas escolas

Inspirada pelo último texto do Thi sobre Brinquedos artesanais – perfeitos para brincar e decorar, decidi deixar o coração assumir as rédeas das minhas mãos (como o próprio Thi diz) e compartilhar algumas experiências que tenho tido pelo mundo na área da educação para sustentabilidade.

Escrevo do Vietnã, onde o típico ritmo do sudeste asiático combinado a uma manhã de domingo chuvosa em Hanói são ingredientes suficientes para expressão através da escrita.

Desde o início de abril, estou desenvolvendo o currículo sustentável para a primeira escola verde da capital vietnamita, que beira os 8 milhões de habitantes.

O jardim de infância já está em funcionamento há quatro meses. As primeiras classes primárias iniciarão agora em agosto.

Aprendendo sobre culinária natural no lounge da piscina da escola
A lição do dia foi preparar sucos naturais e servir os amiguinhos
Teve até menu
😊
O mercado também é local de aprendizado
Sim, a criançada brinca e aprende cozinhando de verdade
A Natureza sempre será o melhor brinquedo artesanal
Playground natural
Como a escola é nova, as árvores nativas foram plantadas recentemente e ainda estão se desenvolvendo
Sala de arte
Resultados das atividades artísticas
Cantinho da Matemática
Cantinho da reutilização
Biblioteca do jardim de infância
Uma das salas do jardim de infância onde a criança é livre para brincar criando seu próprio brinquedo ou atividade
Corredor dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU – base do currículo da escola

Em julho, tivemos dois projetos pilotos através dos acampamentos de verão intitulados como arquitetos e super-heróis verdes.

Como os próprios temas sugerem, a criançada foi orientada a arquitetar e prototipar suas ideias para ajudar a salvar o planeta. O resultado foi incrível! Ver pequenos mestres de 4 a 11 anos desenhando, planejando, executando e apresentando seus projetos livremente foi a melhor recompensa que uma educadora – que visa o desenvolvimento orgânico das crianças – poderia ter.

Vejam que lindeza estes arquitetos mirins apresentando a cidade amiga das crianças que eles mesmos projetaram e construíram em duas horas usando apenas materiais naturais e reutilizados. Tenho ou não motivos para me sentir orgulhosa e feliz?
😊
Com vocês, os super-heróis que vão combater a poluição sonora, o plástico, a alimentação não saudável e a poluição do ar em Hanói. Também foram criados em duas horas com materiais reutilizáveis e naturais.

É claro que para ser sustentável, precisa ser divertido! E diversão não faltou no período em que estivemos juntos.

Confira alguns registros e inspire-se!

Vídeo 1: arquitetos

Vídeo 2: super-heróis

Fotos: álbum oficial da escola

Fonte das imagens: Genesis School Hanoi.

Vanessa Tenório

Carioca, viajante, amante da natureza e das crianças, educadora designer de sustentabilidade e autora do blog Voe Nessa, encerrei um ciclo de 22 anos de carreira no sistema corporativo para dar volta ao mundo sozinha, pesquisando e desenhando uma Nova Educação para a Sustentabilidade. Meu planejamento é explorar os cincos continentes através da imersão em escolas inovadoras e comunidades sustentáveis e co-criar uma escola gratuita quando voltar ao Brasil.

Um comentário em “Brinquedos, decoração e atividades artesanais nas escolas

  • 3 de julho de 2020 em 01:29
    Permalink

    I do agree with all of the ideas you have presented in your post. They are very convincing and will certainly work. Still, the posts are too short for novices. Could you please extend them a bit from next time? Thanks for the post.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: