Brinquedos, decoração e atividades artesanais nas escolas

Inspirada pelo último texto do Thi sobre Brinquedos artesanais – perfeitos para brincar e decorar, decidi deixar o coração assumir as rédeas das minhas mãos (como o próprio Thi diz) e compartilhar algumas experiências que tenho tido pelo mundo na área da educação para sustentabilidade.

Escrevo do Vietnã, onde o típico ritmo do sudeste asiático combinado a uma manhã de domingo chuvosa em Hanói são ingredientes suficientes para expressão através da escrita.

Desde o início de abril, estou desenvolvendo o currículo sustentável para a primeira escola verde da capital vietnamita, que beira os 8 milhões de habitantes.

O jardim de infância já está em funcionamento há quatro meses. As primeiras classes primárias iniciarão agora em agosto.

Aprendendo sobre culinária natural no lounge da piscina da escola
A lição do dia foi preparar sucos naturais e servir os amiguinhos
Teve até menu
😊
O mercado também é local de aprendizado
Sim, a criançada brinca e aprende cozinhando de verdade
A Natureza sempre será o melhor brinquedo artesanal
Playground natural
Como a escola é nova, as árvores nativas foram plantadas recentemente e ainda estão se desenvolvendo
Sala de arte
Resultados das atividades artísticas
Cantinho da Matemática
Cantinho da reutilização
Biblioteca do jardim de infância
Uma das salas do jardim de infância onde a criança é livre para brincar criando seu próprio brinquedo ou atividade
Corredor dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU – base do currículo da escola

Em julho, tivemos dois projetos pilotos através dos acampamentos de verão intitulados como arquitetos e super-heróis verdes.

Como os próprios temas sugerem, a criançada foi orientada a arquitetar e prototipar suas ideias para ajudar a salvar o planeta. O resultado foi incrível! Ver pequenos mestres de 4 a 11 anos desenhando, planejando, executando e apresentando seus projetos livremente foi a melhor recompensa que uma educadora – que visa o desenvolvimento orgânico das crianças – poderia ter.

Vejam que lindeza estes arquitetos mirins apresentando a cidade amiga das crianças que eles mesmos projetaram e construíram em duas horas usando apenas materiais naturais e reutilizados. Tenho ou não motivos para me sentir orgulhosa e feliz?
😊
Com vocês, os super-heróis que vão combater a poluição sonora, o plástico, a alimentação não saudável e a poluição do ar em Hanói. Também foram criados em duas horas com materiais reutilizáveis e naturais.

É claro que para ser sustentável, precisa ser divertido! E diversão não faltou no período em que estivemos juntos.

Confira alguns registros e inspire-se!

Vídeo 1: arquitetos

Vídeo 2: super-heróis

Fotos: álbum oficial da escola

Fonte das imagens: Genesis School Hanoi.

Vanessa Tenório

Carioca, viajante, amante da natureza e das crianças, educadora designer de sustentabilidade e autora do blog Voe Nessa, encerrei um ciclo de 22 anos de carreira no sistema corporativo para dar volta ao mundo sozinha, pesquisando e desenhando uma Nova Educação para a Sustentabilidade. Meu planejamento é explorar os cincos continentes através da imersão em escolas inovadoras e comunidades sustentáveis e co-criar uma escola gratuita quando voltar ao Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: