Brinquedos, decoração e atividades artesanais nas escolas
Inspirada pelo último texto do Thi sobre Brinquedos artesanais – perfeitos para brincar e decorar, decidi deixar o coração assumir as rédeas das minhas mãos (como o próprio Thi diz) e compartilhar algumas experiências que tenho tido pelo mundo na área da educação para sustentabilidade.
Escrevo do Vietnã, onde o típico ritmo do sudeste asiático combinado a uma manhã de domingo chuvosa em Hanói são ingredientes suficientes para expressão através da escrita.
Desde o início de abril, estou desenvolvendo o currículo sustentável para a primeira escola verde da capital vietnamita, que beira os 8 milhões de habitantes.
O jardim de infância já está em funcionamento há quatro meses. As primeiras classes primárias iniciarão agora em agosto.



😊




Como a escola é nova, as árvores nativas foram plantadas recentemente e ainda estão se desenvolvendo







Em julho, tivemos dois projetos pilotos através dos acampamentos de verão intitulados como arquitetos e super-heróis verdes.
Como os próprios temas sugerem, a criançada foi orientada a arquitetar e prototipar suas ideias para ajudar a salvar o planeta. O resultado foi incrível! Ver pequenos mestres de 4 a 11 anos desenhando, planejando, executando e apresentando seus projetos livremente foi a melhor recompensa que uma educadora – que visa o desenvolvimento orgânico das crianças – poderia ter.

😊

É claro que para ser sustentável, precisa ser divertido! E diversão não faltou no período em que estivemos juntos.
Confira alguns registros e inspire-se!
Vídeo 1: arquitetos
Vídeo 2: super-heróis
Fotos: álbum oficial da escola
Fonte das imagens: Genesis School Hanoi.
Vanessa Tenório

Carioca, viajante, amante da natureza e das crianças, educadora designer de sustentabilidade e autora do blog Voe Nessa, encerrei um ciclo de 22 anos de carreira no sistema corporativo para dar volta ao mundo sozinha, pesquisando e desenhando uma Nova Educação para a Sustentabilidade. Meu planejamento é explorar os cincos continentes através da imersão em escolas inovadoras e comunidades sustentáveis e co-criar uma escola gratuita quando voltar ao Brasil.