Brinquedos artesanais – perfeitos para brincar e decorar!

Foi-se a época em que os brinquedos tinham que ter várias luzes coloridas piscantes, emitir sons estridentes e se movimentar sozinhos. Hoje, as crianças precisam de brinquedos que proporcionem interação e abram caminho para o desenvolvimento da imaginação e das relações interpessoais, já que brincar é muito mais que um passatempo, é um meio de aprendizado e educação.

Fonte da imagem: //br.pinterest.com/pin/833095631047021043/

Quando a criança brinca, ela cria situações imaginárias e descobre formas de lidar com elas. Esse processo é uma preparação para a criança lidar com o mundo real, desenvolvendo, assim, a sua personalidade. Se a brincadeira envolve outras crianças, os pais ou outros adultos, também são desenvolvidos mecanismos de socialização e respeito às regras (num jogo de tabuleiros, por exemplo). Toda forma de brincar é muito importante para o desenvolvimento da criança, inclusive físico, pois trabalha também a coordenação motora.

Fonte da imagem: //mydarlingvalentine.shop/?utm_medium=Social&utm_source=Pinterest

Saiba mais sobre o desenvolvimento da criança, clicando aqui.

Fonte da imagem: //embassy-toptrendspint.blackjumpsuitoutfit.tk/?p=7556

Para as gerações passadas, eram aceitáveis os brinquedos que “fazem tudo sozinhos”, pois havia uma compensação, já que brincávamos muito com outras crianças ao ar livre. Mas para as crianças de hoje, que passam a maior parte do tempo dentro de casa, é essencial que o brinquedo proporcione oportunidades de desenvolvimento.

Fonte da imagem: //madison.pinehouse.site/general/beautiful-little-girls-room/

Podemos recorrer então aos brinquedos artesanais, que estão ganhando força na preferência infantil. Eles apresentam muitas vantagens em relação aos brinquedos comuns, pois deixam para a criança a responsabilidade de criar as brincadeiras, oferecendo estímulos para soltar a imaginação. Além disso, comprando um produto artesanal, estamos contribuindo com artesãos locais, que fazem cada peça com muito carinho e às vezes até mesmo de forma personalizada. Sem falar da sustentabilidade, já que, enquanto os brinquedos industrializados normalmente são feitos de plástico (muito plástico), precisam de pilhas para funcionar e vêm envoltos em muita embalagem; os brinquedos artesanais são feitos com materiais naturais como madeira e tecido de algodão.

Fonte da imagem: //dy.163.com/v2/article/detail/ECDHB2K40520QA6S.html

Outra vantagem dos brinquedos artesanais é a estética. Claro que o resultado vai variar de artesão para artesão, mas normalmente os brinquedos artesanais têm cores menos gritantes e são mais delicados, tanto ao toque quanto à visão, sendo assim ótimos elementos também de decoração para o quarto infantil.

Fonte da imagem: //www.momooze.com/brilliant-playroom-decor-ideas/

Sejam com bonecos de bichos, casinhas de boneca ou blocos de montar, o importante é que a criança tenha assegurado o seu direito de brincar livremente, se tornando assim um adulto atento aos seus semelhantes e consciente do seu papel no mundo.

Um comentário em “Brinquedos artesanais – perfeitos para brincar e decorar!

  • 26 de julho de 2019 em 14:18
    Permalink

    Adorei a matéria!
    Concordo. Brinquedos tem q incentivar a imaginação, ser desafiador pra cada idade e ter possibilidades diferentes

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: