Biocosméticos

Ao iniciar a busca por uma vida natural e saudável, pensamos logo na mudança alimentar, no início da prática de exercícios físicos e não damos a atenção devida a um grupo de produtos que estamos em contato diariamente e a todo o tempo. Me refiro aos produtos de higiene, limpeza e cosméticos – o qual incluo as maquiagens. Já parou para pensar que o sabonete, o desodorante ou ainda o batom que você usa todos os dias podem estar te intoxicando? Não apenas o seu corpo, mas contribuindo também com impacto negativo aos ecossistemas e à biodiversidade do planeta, além da crueldade ao usar animais para que tais produtos sejam testados.

Há muito impacto por trás de um simples ato de chegar à farmácia e comprar uma pasta de dentes, por exemplo. Venho aqui pra te tirar da zona de conforto, questionar seus princípios e é claro, mostrar uma alternativa para essa mudança de hábito. Felizmente o mercado dos biocosméticos, da cosmética natural e vegana, vêm crescendo bastante no Brasil. Hoje temos inúmeras opções no mercado, desde as grandes marcas internacionais, marcas nacionais de grande porte e os pequenos produtores artesanais que florescem pelas feiras e mercados alternativos do país. Dentro de tantas opções, acredito ser importante diferenciar os termos e nomenclaturas que encontramos por aí.

A cosmética natural tem como obrigatoriedade o uso de no mínimo 95% de ingredientes naturais, os 5% restantes podem conter químicos sintéticos autorizados e que não possuem equivalência natural. No Brasil, este controle é feito por duas certificadoras: a ECOCERT e a IBD (procurem por esses selos nas grandes marcas). Demais princípios é a proibição de qualquer teste em animais, o uso de embalagens recicláveis ou reutilizáveis, o comprometimento com o correto descarte dos rejeitos da produção e o uso de matérias-primas vegetais provenientes de produção e colheita que não provoque degradação da paisagem e desequilíbrio dos ecossistemas.

Cosmético vegano é aquele cosmético natural em cuja formulação não é encontrado nenhum produto de origem animal. Sendo assim isento de gordura animal, leite, mel, cera de abelha, entre outros.

Cosmético orgânico é aquele cosmético natural cuja maior parte de seus insumos é proveniente de produção orgânica certificada e rastreada (sem a utilização de agrotóxicos e fertilizantes químicos).

Como certificação ainda é algo restrito às grandes empresas, principalmente devido aos altos valores de investimento, acredito que ao possuir a informação sobre a toxicidade dos insumos, nós, como consumidores, temos um grande poder em mãos. Pois comprar é um ato político e podemos usar esse poder para criar um mundo justo e em equilíbrio com todos os seres. Para isso acesse a plataforma EWG (www.ewg.org/skindeep), nela você pesquisa de maneira fácil o nível de toxicidade dos compostos nocivos existentes nos cosméticos e produtos de higiene tradicionais. Dos mais presentes nestas formulações e que devemos nos manter longe são: Triclosan, Parabenos, Alumínio, BHT, BHA, Oxybenzone, Lauril Sulfato de Sódio, Phenoxyethanol, Óleo Mineral, entre outros.

Lembrando que a pele é o maior órgão do nosso corpo e tais toxinas entram na nossa corrente sanguínea via pele, couro cabeludo e mucosas, e assim chegam aos demais órgãos, intoxicando nosso organismo e abrindo margem ao surgimento de doenças que vão desde alergias até alguns tumores severos.

Sei que é uma enxurrada de novas informações, mas aos poucos iremos nos aprofundar ainda mais nesse encantador mundo da cosmética natural e do respeito ao nosso planeta como um todo.

Charlene Andrade

Como uma autêntica geminiana, a curiosidade é o que me move. Engenheira mecânica de formação, venho atravessando um processo de transição e renascimento, a partir do qual floresceram a vegetariana, a permacultora, a pesquisadora em agricultura sustentável e ambiental e a produtora de cosméticos naturais. Sentindo que era necessário partilhar esse belo caminho, recentemente dei vida, literalmente, a uma das minhas paixões e criei a Vida Biocosméticos, espaço dedicado ao mundo da cosmética artesanal em respeito ao meio ambiente, aos animais, ao comércio justo, à saúde do nosso corpo e de Gaia – Mãe Terra.

Um comentário em “Biocosméticos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *