As maravilhas do vinagre de maçã

No mundo da cosmética natural e caseira, o vinagre de maçã é um coringa, sempre me surpreendo com a sua multifuncionalidade. Esse caso de amor começou no período que passei em Piracanga (uma ecovila no sul da Bahia), foi lá que deixei de usar produtos de limpeza, higiene e beleza tradicionais e fiz uma verdadeira imersão no modo de vida natural e simples, em total respeito com nossa Mãe Terra, com os animais e também com nosso corpo e saúde. Brincávamos lá que, em caso de alguma dúvida, era só passar vinagre que resolvia… rs.

Portanto, hoje vamos investigar a fundo as propriedades desse produto multifuncional e o porquê dele ser tão certeiro em seus diferentes usos. Tenho certeza que, a partir deste texto, você nunca mais deixará faltar vinagre de maçã em casa.

O que é vinagre?

O vinagre é um ingrediente amplamente utilizado na culinária, muitas vezes como tempero e conservante. É um produto feito a partir da fermentação de algum ingrediente que contenha carboidrato, por exemplo, frutas (maçã, uva, laranja), cereais (arroz, malte, milho), cana-de-açúcar, vinho ou álcool. Tem como principal ingrediente o ácido acético e possui ação antisséptica, bactericida, anti-inflamatória e desinfetante. Seu pH é bem baixo (em torno de 2,8 para o vinagre de maçã), o que faz dele um produto ácido, eficaz para regularizar o pH da pele e cabelos.

Cuidados para pele oleosa e com acne:

A acidez do vinagre de maçã ajuda a tonificar a pele, reequilibrando seu pH, fechando os poros e reduzindo a oleosidade. Suas propriedades bactericidas e fungicidas auxiliam na prevenção e no tratamento de acne, cravos e pequenas feridas. E, de quebra, ainda possui ação clareadora e cicatrizante.

 

Tônico noturno facial:

É importante tonificar a pele depois de lavá-la, pois isso faz com que o seu pH pele atinja o nível adequado.

Lembre-se de fazer uso desse tônico apenas à noite, pois a exposição ao sol pode causar manchas.

Receita:

1 xícara de chá verde – preparo da infusão a quente (veja como fazer infusão aqui);

¼ de xícara de vinagre de maçã;

5 gotas de óleo essencial de lavanda (opcional).

Aguarde a infusão esfriar, coe, misture todos os ingredientes num frasco com válvula spray. Agite até ficar homogêneo.

Com os olhos fechados, borrife o tônico algumas vezes no rosto limpo. Deixe secar. Em seguida hidrate.

Guarde na geladeira por até 2 semanas.

 

É sempre bom lembrar que, mesmo usando água destilada, os produtos caseiros a base de água são propícios à proliferação de micro-organismos, por isso é extremamente necessário que guarde seu tônico na geladeira e não utilize caso perceba alguma alteração na cor e/ou no cheiro.

 

Máscara de argila anti-acne:

A aplicação semanal de máscaras faciais de argila é um cuidado e tratamento extra que você pode, e deve, se proporcionar.

Faça uso dessa máscara naquela semana que estiver com a acne atacada.

Receita:

1 colher de sopa de argila verde;

Vinagre de maçã o quanto baste.

Misture os ingredientes até formar uma pasta.

Utilize vasilha e espátula (ou colher) de vidro, cerâmica ou plástico. Nunca manuseie argila em utensílios de metal.

Se tiver pele sensível, dilua o vinagre de maçã com um pouco de água.

Passe a mistura no rosto limpo, aguarde 10 minutos (ou até secar) e retire com água e uma toalha.

Hidrate normalmente em seguida.

 

Cuidados para os cabelos:

Nos cabelos, o vinagre de maçã tem capacidade de devolver o brilho aos fios, atuando como condicionador, reequilibrando o pH e selando as cutículas capilares. Além de tratar o couro cabeludo oleoso e com caspa, que muitas vezes está associado com a queda capilar.

Condicionador para no-poo:

Essa técnica é bastante aplicada para os adeptos do Low-poo e No-poo. É a maneira mais barata, super simples e ecológica para hidratar e dar brilho aos fios. Para isso você vai precisar de:

1 colher de sopa de vinagre de maçã;

1 copo de água.

Aplique a mistura no comprimento dos fios após lavá-lo como de costume. Não precisa enxaguar, o cheiro de vinagre sai rapidinho.

Você pode aprimorar essa receita usando uma infusão de alecrim ou tomilho no lugar da água, isso trará propriedades extras de brilho aos fios.

Um up na sua máscara capilar:

Para incrementar sua hidratação semanal, e torná-la mais poderosa, teste adicionar 1 colher de sopa de vinagre de maçã no seu produto de tratamento. Passe a máscara normalmente, após a lavagem do cabelo, aguarde de 20 a 30 min e enxágue.

Pré-lavagem para tratamento do couro cabeludo:

Para casos de caspa e couro cabeludo oleoso, faça o uso do vinagre de maçã como pré-lavagem dos cabelos.

Para isso você vai precisar de:

½ copo de vinagre de maçã;

½ copo de água.

Misture os dois ingredientes e passe próximo da raiz, no couro cabeludo ainda sujo. Massageie bem e deixe agir por cerca de 5 minutos.

Lave e condicione normalmente.

 

Fique ciente que em caso de feridas, tanto na pele, quanto no couro cabeludo, o uso do vinagre vai causar ardência por alguns segundos.

Aguente firme, pode até não ser confortável, mas também não é nocivo. Lembre-se que o vinagre também ajudará a cicatrizar essas feridas.

Sempre indico que deem preferência aos produtos orgânicos.

Em lojas de produtos naturais, achamos facilmente o vinagre de maçã orgânico, mas tenho consciência que seu valor ainda não é acessível a todos e todas. Então não faça disso um impedimento para estender o uso desse coringa além da cozinha.

Animados e animadas para testar essas receitas?

A cosmética natural é um mundo de possibilidades e, em sua grande maioria, são simples, econômicas e que utilizam produtos que você já tem em casa. Felizmente não precisamos de todos esses produtos de beleza que o mercado nos empurra, e pensar de maneira consciente, tanto no aspecto econômico, quanto no ecológico, é um ato político. As receitas caseiras nos permitem economizar dinheiro e evitar o descarte de inúmeras embalagens. Procure reutilizar ao máximo as embalagens que tem em casa. Nossas escolhas diárias são poderosas, assim como os produtos naturais!

Fontes:

https://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Vinagre/SistemaProducaoVinagre.htm

Subramanian, Sunny. Guia completo da beleza feita em casa: faça seus cosméticos veganos. São Paulo: Alaúde Editorial, 2017.

Charlene Andrade

Como uma autêntica geminiana, a curiosidade é o que me move. Engenheira mecânica de formação, venho atravessando um processo de transição e renascimento, a partir do qual floresceram a vegetariana, a permacultora, a pesquisadora em agricultura sustentável e ambiental e a produtora de cosméticos naturais. Sentindo que era necessário partilhar esse belo caminho, recentemente dei vida, literalmente, a uma das minhas paixões e criei a Vida Biocosméticos, espaço dedicado ao mundo da cosmética artesanal em respeito ao meio ambiente, aos animais, ao comércio justo, à saúde do nosso corpo e de Gaia – Mãe Terra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: