Almofadas – se jogue!

Se há uma peça coringa na decoração, é a almofada. Elas estão em todos os ambiente em que você quer um pouco mais de aconchego e conforto; sobre sofás, camas, poltronas, bancos e até no quarto do bebê. Por seu custo relativamente baixo, basta trocar as capas das almofadas para dar uma mudada na decoração. Elas enfeitam, servem de apoio para a cabeça ou para os pés, ajudam a melhorar a postura se colocadas atrás da lombar quando sentamos, além de serem muito fofinhas. Almofada é tudo de bom!

Mas existe alguma regra para usar almofadas na decoração?

Eu diria que, em pleno 2019, é puxado falar em regra, ainda mais quando se trata de decoração, já que o que vale é a personalidade e o que faz você se sentir bem. Mas existem algumas dicas que podem ajudar na escolha e arrumação das almofadas. Para isso, temos que levar em conta o tamanho, o formato, as cores, as estampas, as texturas e a quantidade.

Tamanho

O tamanho mais comum é 45 x 45 cm, mas existem maiores e menores. É legal usar pelo menos dois tamanhos diferentes para tornar a composição mais interessante. Para arrumá-las, vá ajeitando as maiores atrás e as menores na frente.

Fonte da imagem: https://www.tuacasa.com.br/tons-de-azul-na-decoracao/?utm_medium=categoria&utm_campaign=listagem#56397

Formato

Há uma infinidade além da tradicional quadradona – retangular, redonda, comprida, em forma de bichinhos, de flor, de sorvete, de donnuts… Misturar formatos é legal? Muito! Sair misturando os formatos desesperadamente é legal? Talvez não tanto. Pense sempre na harmonização entre a almofada e o resto do ambiente e tenha bom senso.

Fonte da imagem: https://i.pinimg.com/564x/7d/ab/79/7dab7970d2dd79d4754c3512e4c13e51.jpg

Cores

Lembram daquela regrinha básica de decoração para quem não quer arriscar? Mantenha sempre a base neutra (paredes, piso e móveis grandes) e ouse nos detalhes. Sendo assim, as almofadas são a oportunidade que mesmo a mais conservadora das pessoas tem de usar uma cor mais chamativa, já que, se você enjoar, dá para trocar facilmente. Se ainda assim bater a insegurança, opte por no máximo três cores e não se esqueça da harmonia entre as almofadas e delas com o ambiente.

Fonte da imagem: https://i.pinimg.com/564x/36/52/40/3652406199d4b200801c75116739de8c.jpg

Estampas

Ainda mais divertido do que as cores é brincar com as estampas, já que elas nos permitem estabelecer a atmosfera do ambiente, graças à variedade existente no mercado. Há estampas clássicas, modernas, alegres, sérias, gráficas, fofas, enfim… Para misturar almofadas estampadas com lisas, certifique-se de que a cor da lisa também apareça na estampa, criando assim a harmonia. Também é possível misturar várias estampas diferentes e, nesse caso, a harmonia se dá através de algo comum entre elas, como o tema, a cor ou a forma.
Atualmente as estampas geométricas estão bombando. Fica a dica.

Fonte da imagem: https://www.magazine-avantages.fr/ambiance-hacienda-cap-vers-l-amerique-latine,187942.asp

Texturas

Talvez esse seja o quesito mais importante atualmente em matéria de almofada. As texturas estão com tudo! Pode ser tricô, crochê, maxi crochê, bordado, paetê, pele (sempre sintética, pelo amor da deusa!), macramê, ou o que mais já tenham inventado. Textura dá charme a qualquer composição. Mas muito cuidado ao combiná-las com estampas, já que elas tendem a brigar entre si e as texturas já têm um ziriguidum por si só.

Fonte da imagem: https://i.pinimg.com/564x/23/60/7b/23607b10c0dc02efbe8295ab547b25ec.jpg

Quantidade

Tá aí um assunto que depende muito de onde vai ser utilizado, mas números ímpares causam sempre um efeito visual mais interessante. Para uma poltrona, basta uma. Se o sofá é pequeno, cuide para que as almofadas não tomem todo o espaço do assento. Se o sofá é grande, não deixe parecer que uma ou outra almofadinha foi esquecida por ali. Sempre depois que arrumar, dê um passo para trás, observe o resultado e use o bom senso.
Uma cama cheia de almofadas é linda, mas você tem onde acomodá-las quando for dormir ou elas ficarão jogadas pelo chão? No caso de berços, deve-se ter ainda mais cuidado para não ficar entulhado. Olha lá, hein?

Fonte da imagem: http://assetproject.info/wp-content/uploads/442/coloque-um-ponto-de-cor-no-ambiente-com-as-almofadas-915×1020.jpg

Às vezes são tantas opções que nem sabemos o que escolher. Pare e respire fundo. Eleja as cores que estão em harmonia com seu ambiente e então tenha paciência para pesquisar as estampas, cores e formatos que mais te agradam. Depois de uma primeira seleção, vá eliminando até chegar na quantidade ideal. Pronto. Agora é só deitar e rolar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *